terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Infusão de Mel e Limão. Viajando no tempo. Lá fora, chuva de granizo.

Ligo o gás, acendo o lume. A chama azul começa a aquecer a água. Volto ao quarto, a gata continua espalmada na manta sobre o chão, a escassos centímetro do calorífero. Agarro os livros de estudo, mais as papeladas afins, e coloco tudo num canto. Pego nos álbuns que já tinha separado, sento-me na cadeira atrás da gata, e começo a desfolhada. Fotos quase imemoriais. E só de pensar que já tive meio metro. Na neve, à chuva, ao sol. Fotos em todos os cenários. Antepassados, também os tenho, quem diria. Outras terras, outros Lugares. Desfolho. Viajo no tempo. E como o tempo não para de passar lembro-me no limite que a água já deve estar em plena fervura. Levanto-me, sim, está fervendo. Deito-a no bule onde já estão as aparas de limão. Adoro ver a água fervente entrar no recipiente e tomar gradualmente a coloração da infusão. Neste caso, um amarelo. Coloco no tabuleiro o bule, mais a caneca, a colher e o mel, e dirijo-me ao quarto. A gata permanece espalmada sobre a manta no chão. À beira da combustão? Abano a cabeça. Gatos… Coloco o tabuleiro sobre a mesa e último a preparação. Deito a infusão na caneca, junto uma colher de mel. Não, duas. Mexo. E mais uma vez deleito-me a ver o despontar de uma nova coloração. Dou o primeiro golo. Bom... Volto à cadeira, sento-me. Á minha frente a gata, diante dela o calorífero. Prossigo a viagem no tempo. Lá fora chuva gelada, granizo. O som do seu batimento na janela é inconfundível. O que torna o ambiente ainda mais acolhedor. Percorro anos, de foto em foto, de página em página, de algum em álbum. Uma viagem pela vida, ao sabor desta Infusão de Mel e Limão. A determinada altura, detenho-me. Olho para o lado, mas não é para ver, porque não estou a olhar. É um gesto decorrente do pensar, tão puramente. E o futuro?… E se pudesse tirar fotografias ao futuro, que fotos escolheria eu tirar, que fotos quereria eu desfolhar?... Sorrio. Realinho a cabeça na direcção da gata e do calorífero. Fechos os olhos. E começo a escolher. É só pensar…

1 comentário: