terça-feira, 12 de julho de 2022

O Diálogo do "Dueto Insueto"

O caos social fantasiado de civilização, as desconcertantes mudanças de clima, os ventos que trazem a intimação de terramotos, um caldo que os eletrizava de agitação. Da pele aos ossos, ambos se ressentiam.

- Sinto-me soterrada.
- Acho que nos puseram a lutar contra a natureza fluida do Universo, ensinam-nos isso, as consequências saltam à vista, amiga. Estamos sempre em movimento, ou melhor, num contínuo Movimento, de inspirar e expirar, de dar e receber, de ganhar e perder, não necessariamente por esta ordem causal. Isto será a base do dilema existencial, equilibrar os pólos e vivermos neutros com a oscilação de equilíbrios e desequilíbrios, ou dissipá-los e transcender... ou não é nada destas filosofices e, então, é tudo ao molho e Fé em Deus!

Ela riu, espontânea, era bom ainda consegui-lo. Afinal de contas, o humor sempre foi e, julga-se, será a cura dos males que por aí grassam.

- Somos o "Dueto Insueto"!
- "Insueto"? Só tu para me atirares um palavrão desses.
- "Insólito, desusado"..
- Tens razão, não há mais "insólito" ou "desusado" que nós... eu gosto de rosa, tu de azul, e agora fazemos disso um segredo para não nos moerem o juízo...
- Qual juízo?

Absorviam-se na obra, magnífica, daquelas que se sente irem ganhar vida e correr, a qualquer instante, sem aviso.

- Que belas estátuas...
- Somos?
- Mais valia que deixássemos de o ser, para viver...
- Deixemos.

Piscou o olho e, antes que ela pudesse prosseguir, cingiu-a para beijá-la na fonte coberta pela cortina de cabelos dourados. Ela foi mais rápida e, virando-se, recebeu o beijo nos lábios, prolongando-o. Libertos da condição de estátuas, operavam a tão ansiada fuga, vestidos de corpos carnais. Sorriu o espírito do Anjos Teixeira, que pode assim subir, descansando sobre a missão cumprida. Quanto a eles, estafaram-se, namorando-se com as vielas da Vila, todo  entardecer. Foram mais longe, dando e recebendo-se, durante um méleo tresnoite, no quarto alugável do Estrada Velha.


(De Perseguidos a Libertos, Jehoel)


#jehoel #poesia #poética #poema #poemas #fotografia #diálogo #dueto #insueto #mudançasclimáticas #cataclismos #mente #corpo #rir #humor #insólito #cabelosdourados #beijo #estátuas #liberdade

Sem comentários: