domingo, 26 de junho de 2022

Amestrados e Enganados (No Embalo do Comboio)

- Querem fazer-nos acreditar que somos especiais, uma maneira muito hábil de controlar, porque nos "amestra" neste "circo", porque nos prende na busca ou na espera por uma recompensa que nunca chega, como o burrico que corre atrás da cenoura puxada pelo anzol...
- Pois é! Concordou, veemente com as energias que ainda tinha.
- Impingem-nos expectativas irreais, em relação ao conceito que temos de nós e, individualizando, separam-nos ainda mais do Todo.
- Sim, fermenta o egocentrismo. Lembrei-me, logo, de um simpósio onde fui e se transmitia a ideia de que basta planear, agir e inevitavelmente consegue-se o que se quer, como se o Universo estivesse aqui para se ater aos desígnios pessoais de alguém.
- Incrível! E parece que nem sequer se lhes ocorre que as coisas possam não ser assim.
- Que nós somos uma gota no oceano!
- Precisamente.

O comboio continuou a matraquear, embalando como um sonífero furtivo. Ademais, ao fim da tarde, depois de um dia de trabalho, estavam ambos derreados. Ele bocejou e, contagiada, ela também. Toda menina, aterrou os queixos entre as mãozinhas de artista, deixando pesar a cabeça para dormitar, apaniguada pelo abraço das pernas dele às suas.


(Embalo no Comboio, Jehoel)


#jehoel #poesia #poética #poema #poemas #fotografia #fantoches #ilusões #engano #controlo #manipulação #egocentrismo #narcisismo #comboio #rotina #sono #sansaço #catinho #embalo #abraço #discernimento

Sem comentários: