sábado, 19 de dezembro de 2009

Espiritualismo Universalista (Paz e Amor)

Budismo: Domina o teu inimigo pela força e aumentarás sua raiva. Conquista-o com o amor, e não colherás ressentimento… Chamo um Brâmane de verdade a todo aquele cujo discurso é verdadeiro, instrutivo, isento de aspereza, para não ofender ninguém.

Cristianismo: Não te vires contra o homem que te prejudica (…) Amem os vossos inimigos, abençoem aqueles que vos amaldiçoam, façam bem aos que vos odeiam e rezem por aqueles que vos perseguem; só assim podereis ser filhos do Pai celeste que faz o seu Sol brilhar do mesmo modo para os bons e os maus e envia a chuva para o honesto e o desonesto. Se amarem apenas aqueles que vos amam, que recompensa poderei esperar? (…) Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros.

Hinduísmo: Com suavidade conquista a raiva, com bondade conquista a malícia; com generosidade derrota toda a malvadez; com a pura verdade derrota todas as mentiras e a falsidade.

Islamismo: Compensa o mal, conquista-o com o bem… Querem que vos diga que actos são melhores do que jejum, a caridade e as orações? Fazer a paz com os inimigos são actos desse tipo; porque a inimizade e a malícia destroem as recompensas pela raiz.

Judaísmo: E eu digo-vos: Os actos de amor valem tanto como todos os mandamentos da lei… O mais importante não é aprender, mas sim praticar. (…) O amor é o princípio e o fim da Tora.

Todas as tradições Espirituais defendem os mesmos princípios, porque todas brotam da mesma Fonte: A Divindade no interior de cada Homem e Mulher. Este é o desafio que se apresenta neste preciso momento à Humanidade no processo da sua evolução colectiva: a Religião não mais será confundida com uma instituição, ao invés, será identificada com aquilo que realmente é, o religar de cada Um e cada Uma com o Deus e com a Deusa que há em Si – é o retomar da etimologia da própria palavra, Religião = Re-Ligare. Quem aprender prossegue, quem não entender terá sempre a oportunidade de o fazer, porém no lugar adequado – é como na escola, uns passam, outros não, esse é o movimento natural da Evolução.

(Nota: as citações de cada uma das diferentes Tradições Espirituais foram retiradas de A Divina Sabedoria dos Mestres de Brian Weiss)

Sem comentários: