segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Queres Fugir? (Dos Narcisistas)

Já se iam notando os dias menores. As estações intermédias, ou o que delas restava, propicias à muda das velhas peles.

- Queres dar uma volta hoje? Fugir daqui? Ir para longe, para um lugar sem memória? Nunca mais voltar, só vagar?
- Ui! Estamos nesse estado!? Isso é romantismo puro ou desespero ?
- Nunca vi tanto narcisista.
- E quanto de narcisistas teremos nós?
- Espero bem que pouco.
- Também. Mas convém questionarmos, sempre, se não teremos do mal que apontamos aos outros.
- Então, vamos questionar pela estrada fora.
- Oba! E viva Jack Kerouac!

Quando deram pela coisa, parqueavam o carro a uma centena e meia de quilómetros de casa, já noite feita. Observou as colunas do templo, caiadas de uma iluminação, aguerrida, e discrepando com a cor das bandeiras, em pano de fundo. Não bastaria a Lua? Tudo em nome do turismo?

- Encontrei uma colega dos tempos da faculdade...
- Tem nome?
- Sandra.
- E em que moldes te chocou essa Sandra?
- Nada te escapa.
- É o que dá partilharmos toda a sorte de nudez.
- A Sandra mandou produzir um filho por inseminação artificial, concluiu que não havia homens dignos de si e que conseguiria ser mãe sem necessidade de um pai. Sujeitou a criança a uma gravidez de risco. Não só passou o tempo todo no ginásio, como recidivou na anorexia, alimentando-se de bolachas de arroz integral tufado. "Não queria ficar com o corpo todo lixado", foram as palavras dela. A juntar a isso, desmamou à pressão, queria comer, beber á vontade, e dando-lhe leite de fórmula "não tinha que se sacrificar". Parece que o miúdo terá autismo, à conta da diabetes gestacional, vá se lá saber porquê... Reticenciou, para soprar. Entretanto,  a criança já tem três anos, mas como pelo meio se apercebeu que "aquilo dá muito trabalho", outra belíssima citação, impingiu-a aos avós, velhos e cansados, os verdadeiros pais. Como estão reformados, diz que "é a obrigação deles". Ela? Anda "a gozar a vida", tal como a gozava antes, noitadas, festas, viagens, festivais de verão... Reticenciou, para finalizar.
- Uau!
- Se isto não é a definição de narcisismo, não sei o que será.
- Olha, estou de acordo, mas não julguemos, insisto.
- Pela boca morre o peixe, não é?
- Exacto, foquemo-nos no nosso processo.

Prosseguiram, ele fotografando com a sua máquina barata, ela espiolhando as plantas que despontavam, teimosamente, contrariando a néscia pancada de manter estéreis de vida passeios, calçadas e estradas. Intuíam que algo aí vinha. Até lá, "gozariam" como lhes coubesse "gozar", tentando não lesar terceiros e, sobretudo, tentando espalhar algo de bom, nem que fosse a reverberação positiva dos pensamentos e emoções que pudessem escolher alimentar.



2 Timóteo 3:
1 Fica sabendo que, nos últimos dias, surgirão tempos difíceis. 2 As pessoas tornar-se-ão egoístas, interesseiras, arrogantes, soberbas, blasfemas, desrespeitadoras dos pais, ingratas, ímpias, 3 sem coração, implacáveis, caluniadoras, descontroladas, desumanas e inimigas do bem, 4 traidoras, insolentes, orgulhosas e mais amigas dos prazeres do que de Deus.

Bíblia Sagrada (Capuchinhos)

 

(Colunas de Luz | Jehoel)


#jehoel #poesia #poética #poema #poemas #prosapoetica #prosa #textosintimistas #fotografia #pelaestradafora #jackkerouac #anorexia #narcisismo #egoismo #egocentrismo #timóteo #biblia

domingo, 28 de agosto de 2022

Em Tempo de se Destruir ou Construir Pontes?

Iam fazer o controle às arvores que ali plantavam, um esforço já levava anos. Passando na ponte sobre a ribeira de Fitares, lembrou-se.

- Sabes da mais recente polémica da "polícia retroativa dos bons costumes"?
- Não sei, nem quero saber. Respondeu, seco.
- Eu conto na mesma.
- Obrigadinho. Conformou-se.
- Querem destruir a ponte de pedra mais antiga da Etiópia, datada de 1620,  porque foi construída por exploradores portugueses
- Não me fodas?
- Disso podemos tratar depois, com gosto. Espicaçou. Agora deixa-me esclarecer que a barbaridade não acaba aqui: é que destruindo a ponte deixam uma série de populações isoladas, ainda mais sujeitas a seca e pobreza.
- Mas esta gente enlouqueceu toda?
- Acho que já não há grandes dúvidas. Se os visses a gritar, encolerizados, exigindo a destruição para "vingar os horrores da colonização". Parecia a Horda Primitiva.
- Será do Efeito de Estufa?
- Sei lá do que será. Só sei que já nem me espanta, sendo sintomático dos tempos que vivemos a Ocidente.
- Numa altura em que devíamos construir e reconstruir pontes, a todos os níveis, não deixa de ser preocupante...
- Foquemo-nos na nossa tarefa, no que de bom podemos fazer e legar, depois de partirmos.
- Sim... 

Calaram-se. Vasculhavam, entre o mato, os brotos da sua sementeira. A alegria de ver uma arvorezinha já composta, sempre se sobrepunha à tristeza de ver que muitas mais eram sistematicamente destruídas, pelas roças obsessivas ou por sabe-se lá o quê. Era esta a sua mais profunda prática espiritual, o exercício de perseverança, em desapego.



Post Scriptum: os eventos narrados desta pequena estorieta são fictícios, pelo que, a bem da saúde física e psicológica não deverão ser tomados ao pé da letra; qualquer afrontamento, surto psicótico ou achaque narcísico desencadeado, com ou após a sua leitura, é da exclusiva responsabilidade do leitor-interpretador.


(Ponte de Fitares | Jehoel)


#jehoel #poesia #poética #poema #poemas #prosapoetica #prosa #textosintimistas #fotografia #ponte #pontes #construir #ocidente #efeitodeestufa #barbaridade #narcisismo #loucura #persevernaça #desapego #reflorestar #natureza #árvores

quarta-feira, 24 de agosto de 2022

Chamada à Arca

Á medida que o gelo derrete, desfia o novelo,
A Arca reaparece, num orbe que aquece,
Inundar-se-á de Fogo este ermo, será o termo.


(A Arca no Ermo | Jehoel)


#jehoel #poesia #poética #poema #poemas #fotografia #gelo #derreter #desfiar #novelo #arca #reaparecer #orbe #aquecimento #inundação #incêndio #fogo #ermo #termo

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Lugares Destruídos (Tempos Idos)

Tentou avisar, amando
Andando, intentou abalar

Amou, avisou, andou, abalou

Lugares (que são) destruídos
Tempos (que serão) idos

De mais a mais
Derruídos os muros
Nascerão os fenomenais e prometidos futuros


(Derruição | Jehoel)


#jehoel #poesia #poética #poema #poemas #fotografia #tentar #avisar #amar #andar #intentar #abalar #lugar #destruir #derruir #muros #nascer #fonemenal #prometido #futuro

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Repórter da Alma | Corval | Horizonte Crescente

Estrada M514. Esbatida pelo crepúsculo alvacento, deveras alentejano, a recta estende-se intérmina. A coisa começa a acontecer. Há poucas sensações tão maravilhosas como o Horizonte crescendo à nossa frente. Falei na primeira pessoa do plural, eu sei. Não que me queira apropriar de ti ou dos teus sentires. Quererei unicamente, e num instante de assumido apego, remexer o teu Lume.

(Estrada M514 | Jehoel)

 

#jehoel #jehoelreporter #reporterdaalma #escritadeviagem #escritacontemplativa #fotografia #horizonte #viagem #viageminterior #perigrinação #misticismo #meditação #estrada #caminho #asfalto #alentejo #corval #portugal

sexta-feira, 5 de agosto de 2022

A "Arte de Encaixar Sombra e Luz"

Aventa-se uma "Arte de Encaixar Sombra e Luz"?
Seja "Arte" ou não, tenta-se.



(Encaixar | Jehoel)


#jehoel #poesia #poética #poema #poemas #fotografia #arte #encaixar #sombra #luz #seja #tentar #carris

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Onde estão os Artistas? Última chamada.

Ó da Gente! Última chamada antes da consumação desta alhada:
Onde estão os artistas que deviam trazer arte para se abrir o coração? Descurando o iminente Cataclismo, porfiam só ao serviço do narcisismo?
Ó da Gente!


(Quem quererá Provar deste Coração? | Jehoel)


#jehoel #poesia #poética #poema #poemas #fotografia #artistas #arte #coração #última #chamada #alhada #iminente #cataclismo #narcisismo #gente